|
FCCNPOS_Conhecimento | english |
Home Projecto Estúdios |
|
Projecto EstúdiosIntrodução e enquadramentoA Internet tornou-se na infra-estrutura de telecomunicações por excelência. Com o advento da banda larga, com os avanços tecnológicos em termos de capacidade de processamento e de dados foram possibilitadas tecnologias que permitem a interacção entre diversos utilizadores em tempo real a grande distancia a um baixo custo. A FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional, desde 1996, tem vindo a prestar junto da comunidade académica portuguesa um conjunto de serviços de banda larga no âmbito do áudio e do vídeo através da implementação de sistemas difusão de vídeo. A infra-estrutura e a experiência acumulada aliada às recorrentes manifestações de interesse por parte das universidades e grupos de investigação, levam a FCCN a pretender investigar as implicações de utilização desta tecnologia como suporte para a realização de ensino à distância, apoio à investigação e actos administrativos típicos das entidades de ensino superior. Os sistemas de video-conferência permitem, de uma forma prática e eficaz a realização de eventos entre múltiplas pessoas permitindo um aumento na eficiência e diminuição de custos e tempo. A FCCN poderá assim rentabilizar a sua infra-estrutura já existente através de experiências de campo com um conjunto de entidades piloto, que valide as premissas de partida e que permita detectar e estudar as principais barreiras e dificuldades na sua adopção. O projecto Estúdios financiado pelo POSI, pretende motivar e divulgar a investigação de técnicas e tecnologias relacionadas com a video-conferência, através da montagem de um conjunto de Estúdios em instituições de ensino superior, e a sua utilização regular em actividades como o ensino à distancia ou provas académicas, de forma a testar e validar os diversos cenários propostos. Com este financiamento, a FCCN pretende adquirir equipamento audiovisual para montagem dos Estúdios, o qual será fornecido em regime de comodato a um conjunto de instituições piloto. ObjectivosOs objectivos do projecto Estúdios são conseguidos através da implementação de um conjunto de Estúdios dotados dos meios audiovisuais que permitem uma utilização multifuncional, nomeadamente:
Função dos ESTÚDIOSAlguma das funções acima descritas envolvem tecnologias bem distintas. Este capítulo descreve, de forma sucinta, cada uma das funções e tecnologias envolvidas. Para mais informação sobre os vários cenários e disposições da sala consulte o documento “ProjectoEstudios-DisposicoesDaSala”. Reuniões em Video-conferência e Sessões de Ensino à Distância As reuniões em vídeo-conferência e as sessões de ensino à distância serão realizadas sobre IP, utilizando a norma H.323. A tecnologia H.323 permite uma grande flexibilidade na realização de chamadas entre quaisquer terminais na rede, desde que os requisitos mínimos de débitos e perdas sejam respeitados. Conhecendo já a mais valia obtida através desta tecnologia existem inúmeros projectos baseados em H.323, e em particular Europeu, que implementam redes de video-conferência regionais. Podem ser encontradas redes de grande sucesso em diversos países, existindo projectos em preparação em muitos outros. Mais recentemente, deu-se o aparecimento de novas tecnologias, próximas do H.323, que têm tido grande aceitação. Entre estas destacam-se o SIP-Session Initiating Protocol, que tem tido uma crescente popularidade, e o ENUM que lida mais com as questões da integração dos vários sistemas de endereçamento. A integração destas com o H.323 é um aspecto a explorar neste projecto.
Produção de Conteúdos de Vídeo
Auditório – Visionamento de Conteúdos de Alta Qualidade
Experimentação O AcessGrid é um projecto que permite a video-conferência sobre IP utilizando multicast. Tem como objectivo fornecer um ambiente de colaboração de grupos bastante rico e envolve grandes grupos de participantes com uma distribuição diversificada. Pretende-se que o Estúdio seja compatível com um nó de AcessGrid. Assim, será dotado de equipamento necessário para permitir a experimentação utilizando desta tecnologia. A Video-conferência em 3D é possível através da utilização de uma tela polarizada e um posicionamento adequado das câmaras e projectores. É também necessário que os projectores se encontrem equipados com filtros polarizadores. O Estúdio pretende integrar o equipamento necessário para a exploração da videoconferência em 3D. Outras tecnologias que se pretende explorar no Estúdio são o ConferenceXP, o VRVS, o VideoLan, o Windows Media, o QuickTime Pro, o Real Media, o Isabel e o DVTS.
|
Mapa do Site |
© 2005 FCCN, Fundação para a Computação Científica Nacional |